Psicanálise
Sessões psicanalíticas lúdicas (com uso de brinquedos, desenhos e jogos simbólicos) Acolhimento de crianças com dificuldades emocionais ou comportamentais Apoio em casos de ansiedade, medos noturnos, fobias e inseguranças Intervenção em casos de luto, separação dos pais ou mudanças bruscas (como mudança de cidade ou escola) Acompanhamento de crianças com dificuldades escolares ou transtornos de aprendizagem Escuta clínica para crianças com sinais de sofrimento psíquico (birras excessivas, isolamento, agressividade, etc.)
Sessões de escuta e orientação para pais Análise da dinâmica familiar e seus efeitos na criança Construção de um ambiente emocionalmente seguro em casa Apoio durante processos de separação, guarda ou alienação parental Sessões de fortalecimento do vínculo materno e paterno Tradução do discurso infantil para os pais: “O que seu filho está tentando dizer com o comportamento dele?”
Brincar como ferramenta terapêutica de expressão e simbolização Desenhos livres e dirigidos para análise simbólica Jogo simbólico (bonecos, casinha, massinha, etc.) como forma de escuta do inconsciente infantil Técnicas projetivas adaptadas para crianças (histórias incompletas, escolha de imagens, etc.)
Reuniões com coordenação e professores (com autorização dos pais) Acompanhamento psicopedagógico paralelo (em parceria com outros profissionais) Observações escolares para compreensão do comportamento no ambiente coletivo
Relatórios clínicos para fins pedagógicos (com ética e consentimento dos responsáveis) Participação em reuniões de equipe multidisciplinar (fonoaudiólogos, psicopedagogos, etc.)
Atendimento psicoterapêutico para crianças com queixas emocionais, comportamentais e sociais Intervenções em casos de ansiedade, fobias, agressividade, baixa autoestima e dificuldades na socialização Acolhimento de situações como luto, separação dos pais, mudanças escolares e familiares Desenvolvimento da autonomia emocional e da regulação afetiva Abordagem lúdica com uso de jogos simbólicos, brincadeiras dirigidas e livre expressão
Avaliação funcional do comportamento da criança Elaboração de plano terapêutico individualizado (PEI) com base na ABA Estímulo ao desenvolvimento de habilidades adaptativas, sociais e cognitivas Apoio para crianças com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) Treino de habilidades básicas, comunicação e resolução de comportamentos disfuncionais Acompanhamento contínuo com metas mensuráveis e orientações familiares
Escuta ativa dos cuidadores para compreensão do contexto emocional da criança Sessões exclusivas com pais ou responsáveis (orientação e estratégias em casa) Acompanhamento do desenvolvimento emocional da criança junto à família Intervenções voltadas para o fortalecimento do vínculo materno e paterno Apoio a famílias de crianças atípicas (TEA, TDAH, deficiência intelectual, etc.)
Intervenção em dificuldades escolares e transtornos de aprendizagem (em parceria com escolas) Plano de ação terapêutico para favorecer atenção, concentração e organização Apoio emocional para crianças com dificuldades de adaptação ao ambiente escolar
Sessões psicanalíticas lúdicas (com uso de brinquedos, desenhos e jogos simbólicos) Acolhimento de crianças com dificuldades emocionais ou comportamentais Apoio em casos de ansiedade, medos noturnos, fobias e inseguranças Intervenção em casos de luto, separação dos pais ou mudanças bruscas (como mudança de cidade ou escola) Acompanhamento de crianças com dificuldades escolares ou transtornos de aprendizagem Escuta clínica para crianças com sinais de sofrimento psíquico (birras excessivas, isolamento, agressividade, etc.)
Sessões de escuta e orientação para pais Análise da dinâmica familiar e seus efeitos na criança Construção de um ambiente emocionalmente seguro em casa Apoio durante processos de separação, guarda ou alienação parental Sessões de fortalecimento do vínculo materno e paterno Tradução do discurso infantil para os pais: “O que seu filho está tentando dizer com o comportamento dele?”
Brincar como ferramenta terapêutica de expressão e simbolização Desenhos livres e dirigidos para análise simbólica Jogo simbólico (bonecos, casinha, massinha, etc.) como forma de escuta do inconsciente infantil Técnicas projetivas adaptadas para crianças (histórias incompletas, escolha de imagens, etc.)
Reuniões com coordenação e professores (com autorização dos pais) Acompanhamento psicopedagógico paralelo (em parceria com outros profissionais) Observações escolares para compreensão do comportamento no ambiente coletivo
Relatórios clínicos para fins pedagógicos (com ética e consentimento dos responsáveis) Participação em reuniões de equipe multidisciplinar (fonoaudiólogos, psicopedagogos, etc.)
Atendimento psicoterapêutico para crianças com queixas emocionais, comportamentais e sociais Intervenções em casos de ansiedade, fobias, agressividade, baixa autoestima e dificuldades na socialização Acolhimento de situações como luto, separação dos pais, mudanças escolares e familiares Desenvolvimento da autonomia emocional e da regulação afetiva Abordagem lúdica com uso de jogos simbólicos, brincadeiras dirigidas e livre expressão
Avaliação funcional do comportamento da criança Elaboração de plano terapêutico individualizado (PEI) com base na ABA Estímulo ao desenvolvimento de habilidades adaptativas, sociais e cognitivas Apoio para crianças com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista) Treino de habilidades básicas, comunicação e resolução de comportamentos disfuncionais Acompanhamento contínuo com metas mensuráveis e orientações familiares
Escuta ativa dos cuidadores para compreensão do contexto emocional da criança Sessões exclusivas com pais ou responsáveis (orientação e estratégias em casa) Acompanhamento do desenvolvimento emocional da criança junto à família Intervenções voltadas para o fortalecimento do vínculo materno e paterno Apoio a famílias de crianças atípicas (TEA, TDAH, deficiência intelectual, etc.)
Intervenção em dificuldades escolares e transtornos de aprendizagem (em parceria com escolas) Plano de ação terapêutico para favorecer atenção, concentração e organização Apoio emocional para crianças com dificuldades de adaptação ao ambiente escolar