Sobre mim
Antes de me apresentar, farei uma breve escrita sobre o papel do analista e da psicanálise como forma de tratamento. Sendo assim, inicio dizendo que o analista tem a função de desvendar o inconsciente do analisando. Fazemos um trabalho em conjunto, auxiliando na resolução de traumas, medos e dores.
Através da psicanálise e do processo analítico vamos entendendo a origem de comportamentos e pensamentos que possuem relação com acontecimentos do passado, que deixaram marcas, possíveis causadores de angústias, pânico, depressão, tristeza entre outros transtornos.
É pela associação livre, ou seja, se expressando através da linguagem, falando livremente tudo o que vem a mente, sem censura ou julgamento, que construímos o processo analítico.
Vamos imaginar aqui a sala de sua casa, onde existem móveis, entulhos, sujeira, bagunça. O que fazemos em análise? Esvaziamos, limpamos, realocamos tudo o que está ali, organizando, alinhando, com a mesma estrutura, com os mesmos objetos, mas com outra disposição destes objetos no ambiente.
A análise é uma mudança de posição diante da tua própria história.
Meu nome é Ercilia, sou psicanalista clínica