fonoterapeuta e psicoterapeuta
A sessão psicanalítica é um espaço de escuta e fala, onde o sujeito pode se expressar livremente, sem julgamentos, no seu tempo e do seu jeito. Não se trata de dar conselhos ou de encontrar respostas prontas, mas de construir, junto com o analista, caminhos de compreensão sobre si mesmo — suas dores, repetições, desejos e formas de estar no mundo. É um processo que se dá na palavra, na escuta e no silêncio. Ao falar de si, o sujeito começa a perceber sentidos ocultos, histórias esquecidas e emoções que muitas vezes se expressam no corpo, nos sintomas ou nas relações. Através da escuta psicanalítica, vamos pouco a pouco construindo um caminho de compreensão mais profunda sobre sua história, seus desejos e suas escolhas. Cada pessoa é única, e por isso o percurso da análise também é singular. O que se busca não é se encaixar em um modelo, mas sustentar um espaço onde seja possível se encontrar com sua própria verdade.
A sessão psicanalítica é um espaço de escuta e fala, onde o sujeito pode se expressar livremente, sem julgamentos, no seu tempo e do seu jeito. Não se trata de dar conselhos ou de encontrar respostas prontas, mas de construir, junto com o analista, caminhos de compreensão sobre si mesmo — suas dores, repetições, desejos e formas de estar no mundo. É um processo que se dá na palavra, na escuta e no silêncio. Ao falar de si, o sujeito começa a perceber sentidos ocultos, histórias esquecidas e emoções que muitas vezes se expressam no corpo, nos sintomas ou nas relações. Através da escuta psicanalítica, vamos pouco a pouco construindo um caminho de compreensão mais profunda sobre sua história, seus desejos e suas escolhas. Cada pessoa é única, e por isso o percurso da análise também é singular. O que se busca não é se encaixar em um modelo, mas sustentar um espaço onde seja possível se encontrar com sua própria verdade.
Na psicanálise com crianças, o foco não está apenas no “comportamento” ou nos “sintomas”, mas na escuta do sujeito que existe ali. A criança se expressa por meio de jogos, brincadeiras, desenhos e também pela fala — cada gesto carrega sentidos importantes sobre o que ela vive e sente. As sessões são individuais, em um ambiente seguro e respeitoso, onde a criança pode, aos poucos, construir um espaço próprio de expressão e elaboração. O acompanhamento com os responsáveis também é parte fundamental do processo, pois permite compreender o contexto familiar e fortalecer os vínculos ao longo do percurso terapêutico.
As sessões fonoaudiológicas voltadas para crianças com distúrbios de linguagem têm como objetivo promover o desenvolvimento das habilidades comunicativas de forma global, respeitando o tempo, o jeito e a singularidade de cada criança. A linguagem é muito mais do que falar corretamente — ela envolve compreender, simbolizar, organizar o pensamento, interagir e se expressar com o outro. Quando há dificuldades nesses aspectos, o acompanhamento fonoaudiológico é fundamental para favorecer o processo de aquisição e uso da linguagem de forma funcional e significativa. Durante as sessões, a criança é acolhida em um ambiente lúdico e terapêutico, onde o brincar é ferramenta central para estimular a comunicação. Por meio de jogos, histórias, interações e recursos adaptados, trabalhamos: - O desenvolvimento da linguagem oral (fala e compreensão) - A ampliação do vocabulário e da estruturação de frases - A organização do pensamento e da narrativa - A intenção comunicativa e a interação social - O fortalecimento da autoestima e da confiança na própria fala Cada plano terapêutico é construído a partir de uma avaliação individualizada e contínua, considerando o contexto familiar, escolar e emocional da criança. A parceria com os pais e responsáveis é parte essencial do processo, com orientações que ajudam a levar os avanços da clínica para o dia a dia da criança. Porque desenvolver a linguagem é, também, ajudar a criança a se sentir ouvida, compreendida e parte do mundo.